Quem foi ao 1º Monicontro tem direto a um desconto exclusivo de 20% nos produtos da Turma da Mônica na internet! Fechamos uma parceria exclusiva com a Loja Virtual da Turma da Mônica (http://www.lojaturmadamonica.com.br/) para os participantes do evento. Para quem não conhece o site, vale o clique. Além dos produtos mais conhecidos, lá tem uma seção de produtos exclusivos MUITO legais.
Esta promoção é por tempo determinado! Corra! Para ganhar o desconto, basta avisar que estava no Monicontro no campo "observações" ao realizar a compra! Já mandamos uma lista com os nomes dos participantes!
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Desconto exclusivo
terça-feira, 27 de maio de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Desenho do Mauricio!
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Prêmio mais que EXCLUSIVO!
Uma das surpresas, ao menos até agora, está sendo o número de pessoas interessadas no Concurso Cosplay, aquele que julgará as melhores fantasias. Não é por menos. São vários brindes, mas nenhum deles chega perto do grande prêmio, que apenas o melhor "personagem" ganhará:
Um desenho EXCLUSIVO de Mauricio de Sousa para o Monicontro! Isso mesmo!
Flávio Teixeira, o roteirista que trouxe em sua bagagem esse tesouro, afirma: "Quando pedi o desenho, imaginei que ele faria apenas um personagem. Mas não. Nós estavamos em sua sala, e assim que fiz o pedido, Mauricio sentou na mesa, pegou um pedação de papel que estava em cima e começou a desenhar... veio um, dois... e ele não parou mais!!"
Renato, de São Paulo e que já viu o desenho afirma: "Está HILÁRIO". Até eu resolvi entrar no concurso!"
Então fica mais uma surpresa do Monicontro: desenho exclusivo do Mauricio de Sousa para o 1º lugar do Concurso Cosplay.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
No site da Turma da Mônica
É ofical mesmo! No mural do portal da Turma da Mônica o Monicontro é destaque, com cartaz e tudo mais! Aliás, o site confirma uma outra atração especial lá da MSP. Vale conferir o link e ver o nome da figura que vai aparecer lá na Gibiteca. Além disso, eles fazem um breve histórico do Monicontro: "O evento é uma seqüência do Orkontro, que teve uma edição em São Paulo, em 2006, e outra no Rio de Janeiro, no ano passado".
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Últimas Notícias
Mais uma matéria sobre o Monicontro no ar.
A Gazeta do Povo é o maior jornal de Curitiba, e de lá sairam essas palavras sobre o evento.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
sábado, 17 de maio de 2008
Monicontro: velhas e novas amizades
Ao final do 2º Orkontro, em 2007 no Rio de Janeiro, Mauricio de Sousa falou sobre o evento: “é uma excelente oportunidade de rever amigos, fazer amigos e planejar amigos”. A frase não foi gratuita, o cultivo de amigos sempre foi o grande diferencial dos orkontros.
Quem começou recente nessa história de encontros sobre Turma da Mônica pode não sacar muito bem a idéia do Monicontro. A programação com palestras, troca de gibis, exposição, quizz e concurso de fantasias vai garantir uma tarde com muita diversão. Mas “um toque a mais” sempre surge nesses eventos: a troca de amizades. E quem já participou de outros orkontros sabe que rever e fazer amigos é fundamental.
É o caso da Deninha, uma das moderadoras da comunidade no Orkut que idealizou o evento (vale a pena dar uma espiada sobre os preparativos do Monicontro aqui e aqui). Ela não se agüenta de ansiedade e espera que chegue logo o dia 24 (já até fez as malas e no MSN abriu a contagem regressiva):
"Minha maior expectativa é rever essas pessoas tão especiais. Creio que serão quatro dias fantásticos, que serão lembrados para sempre. Estou ansiosa pelas palestras, pelo concurso de fantasias e pra ver a exposição de brinquedos".
A Cecília e o Makoto também mal vêem a hora de reencontrar amigos, conhecer novos e dar muita risada. E a Ana Paula quer guardar mais alguns desses momentos incríveis na memória. "A grande dúvida é o que levar na mala", brincou.
Outra que está super empolgada é a Maria Luiza, mãe do Rafael. Estreante em orkontros ela vem de avião do Rio de Janeiro especialmente para o Monicontro. Diz ela que tem colocado a maior pilha nos filhos para o concurso das fantasias (cosplay), e deixa seu recado: "De tímida eu não tenho nada. Portanto, espero fazer grandes amizades nesse grupo maravilhoso."
O encontro vai ser infalível porque contará com a presença de amigos especiais, os roteiristas da Mauricio de Sousa Produções: Paulo Back e Flávio Teixeira. O Flávio, aliás, é um dos palestrantes e também valoriza uma boa amizade.
"Os outros orkontros foram maravilhosos. Sempre estreitando mais essas amizades que se formaram aqui no Orkut de virtual a real", disse o roteirista. "Espero que seja um evento rico em alegrias, experiências e maravilhoso no reencontro de amigos e novas amizades", concluiu.
Com toda essa animação, não dá para ficar de fora.
Cartaz
As mãos habilidosas de nosso artista Renato e a sutileza publicitária do André deu nisso: o cartaz do Monicontro está prontinho e a divulgação está correndo solta. Mas todo mundo pode ajudar comentando para o amigo, o vizinho, a sogra e o cachorro. Esperamos todos no Monicontro. Esse encontro será infalível!
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Novo apoio
Mais uma empresa confirmou presença no Monicontro.
O Espaço Alternativo é um simpático sebo no centro de Curitiba, apenas alguns metros de distância da Gibiteca, na mesma rua.
No Monicontro, assim como o Túnel do Tempo, o Espaço Alternativo vai oeferecer alguns Gibis raros da Turma da Mônica e de outros HQs.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Loucos por gibi
Tem uns colecionadores que são loucos por gibi. Sei como é, sou um deles. No Monicontro poderemos juntar esse bando de malucos para a Troca de Gibis, que está dentro da programação. Aqui no guarda-roupa devo ter, sem exagero, pelo menos uns 300 gibis repetidos. Seria loucura levar tudo para Curitiba, mas boa parte vai sim. Afinal, somos ou não somos loucos por gibi?
Aguardamos toneladas de gibis da Turma da Mônica para trocar no Monicontro. Muita gente tem participado da troca lá na comunidade do Orkut, que tal agora nos encontrarmos pessoalmente?
Loucos por gibi, uni-vos!
Ciclo de Palestras
Muita gente está contando os dias para chegar logo o Monicontro: reunião de amigos e uma vasta programação para todos os fãs de HQs e da Turma da Mônica. Mas ele está chegando. No dia 24, na sala Scab (miniauditório) do Solar do Barão, um vídeo de abertura dá início ao 1º Monicontro.
A apresentação fica por conta do Rafael Losso, o Rafa da MTV. Por quatro anos, o Rafa apresentou o Jornal da MTV, com todas as informações do mundo da música. Atualmente, trabalha na produção da emissora e do site MTV Overdrive.
Abre o ciclo de palestras, o artista paranaense Marcos Vaz, criador dos personagens “Curitibinha” e “Paranazinho” e grande nome do quadrinho institucional brasileiro. Recentemente outro personagem seu, o “Brasilzinho”, estrelou seis animações na Rede Globo, dando visibilidade nacional ao artista.
Na seqüência, é a vez do cartunista radicado em Curitiba, Alberto Benett, que publica suas charges no jornal Gazeta do Povo e edita a revista de quadrinhos Zongo. Os personagens autobiográficos de Benett já lhe valeram o primeiro lugar no Salão de Humor de Piracicaba, em 2005. Para criar, ele se inspira em quadrinhos de Robert Crumb, Angeli e Charles Schultz, e em filmes de Woody Allen, Will Ferrel e dos Irmãos Marx.
Encerra o ciclo de palestras o experiente roteirista Flávio de Jesus Teixeira, que trabalha a 18 anos na Mauricio de Sousa Produções. Histórias em quadrinhos, tiras, peças de teatro, capas de revistas, produtos de merchandising, programas de televisão, segundo Flávio, o universo da Turma da Mônica é amplo para ser explorado. Recentemente, ele tem se engajado em projetos especiais como as sátiras ao filme Star Wars e ao seriado Lost, além dos especiais da Turma da Tina.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Turminha toda reunida
De repente, no meio do Monicontro, você olha para o lado e vê a Mônica, ali pertinho. Do outro, o Louco balança os braços e o Horácio tenta fazer o mesmo, mas sem sucesso. O Piteco passa correndo, enquanto o Jotalhão conversa com o Rolo.
Calma, você não está ficando maluco, trata-se do Torneio Cosplay da Turma da Mônica, que faz parte da programação do Monicontro. A idéia é todo mundo escolher um personagem e tentar se caracterizar - tem que criar a própria fantasia e na hora do evento se caracterizar como o personagem (quem escolher o Cascão, pode até dar uma passada no lixão antes). Disputa ou não, a diversão é garantida.
Esperamos todos lá.
domingo, 4 de maio de 2008
Relato: Orkontro no Rio
Foi no dia 15 de setembro de 2007. Após quase um ano de espera, a turma da Internet se reuniu novamente no 2º Orkontro da comunidade. Veio gente de toda parte, alguns para se conhecer pessoalmente, outros se reencontrar, mas todo mundo para ficar bem pertinho do Mauricio.
Já na Bienal, os fãs foram quebrando o gelo – como é difícil reconhecer as pessoas sem a foto do perfil. A turma de São Paulo encontrou a do Rio e foi aquele bate-papo gostoso. Vários tópicos da comunidade entraram na pauta de discussão, mas o que todos esperavam mesmo era chegar a hora da festa que reuniria fãs e ídolo. “A idéia inicial era fazer uma festinha com o pessoal do Rio, um quizz e distribuir alguns kits da turma da Mônica”, disse Denise Bacellar, a Deninha, uma das organizadoras do Orkontro. “Aí conversei com o Mauricio para pedir os kits, mas quando falei em ‘festinha’, não deu nem pra completar a frase e ele foi falando: ‘Oba, festinha! Eu vou!”.
A “festinha” se transformou no 2º Orkontro, a reunião oficial e “real” de um monte de amigos virtuais. Junto com a Deninha, o Bruno Herbstrith ajudou nos preparativos no Rio de Janeiro. A idéia, claro, chegou à comunidade e todo mundo se interessou em participar. Teve gente que veio de Curitiba, de Salvador, de Brasília, além da caravana de São Paulo. “Foi uma correria só, tivemos apenas 15 dias para preparar tudo, mas valeu muito a pena”, contou Bruno.
Estava chegando a hora do pessoal se reunir na tal festinha. Aos poucos foi chegando gente na casa do Marcelo Albuquerque, um dos membros da comunidade. Todo mundo se encantou com o cartaz do 2º Orkontro, “Uma reunião que não está no gibi”. Alguns ajeitaram os detalhes da decoração, outros ajustaram o computador para tocar as músicas. E não é que a Internet estava conectada. Ao vivo, o pessoal escreveu na comunidade os detalhes da festa. Rolou ainda uma sessão de autógrafos entre os amigos que participaram do 1º Orkontro e apareceram em uma historinha dedicada especialmente a eles (Orkontro no Parque, gibi no 3 do Turma da Mônica: Uma aventura no Parque da Mônica).
Foi organizado um quizz para testar o conhecimento dos fãs sobre a Turma da Mônica. O próprio Mauricio fez pergunta por pergunta. “São perguntas fáceis, estão em todos os gibis nos últimos 40 anos”, brincou. O roteirista Flávio Teixeira até que tentou passar cola fazendo mímicas, mas não houve jeito, tem gente que não sabe que o Mister B é na verdade o Bugu ou que o verdadeiro nome da Cascuda é Gabriela Silva. “Gabriela Silva? Vocês estão de brincadeira comigo”, se divertiu Sidney Gusman, o jornalista dos Estúdios Mauricio de Sousa. No final, o Vicente Marinho acertou que o maior medo da Marina são cachorros. Parabéns! Ganhou um ano de assinatura da Turma da Mônica.
O quizz foi uma brincadeira tão divertida que, ao final da festa, o Mauricio começou a maturar a idéia de usá-lo mais vezes. E antes de ir embora, resumiu a 2º Orkontro: "Deveria ser chamado 'bomkontro', é uma excelente oportunidade de rever os amigos, fazer amigos e planejar amigos”. Sobre a comunidade, ele falou da importância da opinião de cada fã para dar rumo aos trabalhos no estúdio. “Alguns temas debatidos na comunidade vão direto para a mesa de reuniões dos roteiristas.”
Após a sessão de fotos, a festa foi chegando ao fim. O Mauricio se despediu de seus velhos e novos amigos. Todo mundo se reencontraria novamente na Internet, de volta às letrinhas e a foto do perfil. O assunto permaneceria por muito tempo na discussão on-line até os preparativos do 3º Orkontro, possivelmente em Curitiba. Até lá, nos encontramos na comunidade.
Orkontro, Monicontro, que bicho é esse afinal?
No final do mês acontece um Monicontro em Curitiba, um evento que promete reunir fãs de HQs e principalmente os apaixonados pela Turma da Mônica. Será um dia inteiro de atrações para esse público tão especial. Mas de onde surgiu essa idéia de Orkontro e Monicontro?
Depois do primeiro grande orkontro, pulularam enventos paralelos. Encontros para assistir à estréia do filme da Turma da Mônica, exposição do Star Wars em São Paulo e até um tal Orkontro do Tapauér, em homenagem à Jumenta Voadora. Tudo para essa galera continuar se vendo.
A força foi tanta que em 2007 saiu o segundo grande orkontro, desta vez no Rio de Janeiro, durante a Bienal do Livro. Atarefado para atender os fãs em vários estandes, o Mauricio arrumou um tempinho para ir pessoalmente à festa do orkontro. Ele próprio puxou uma lista de perguntas e apresentou o Quiz da Turma da Mônica. O segundo orkontro foi também inesquecível (leia no post acima um relato especial).
Agora é a vez de Curitiba receber essa turminha animada pronta para mais um orkontro. Mas dessa vez, o evento é aberto para todo mundo, independente do profile do orkut ou das comunidades favoritas. O importante é gostar de HQ e da turminha. Aí é só se enturmar e aproveitar.
Programação
Sala Scabi (mini-auditório)
14h Abertura
14h Palestra Marcos Vaz
15h Palestra Benett
16h Palestra Flávio Teixeira de Jesus
17h Troca de Gibis
17h30 2º. Quizz dos Monicólotras
18h Concurso de Fantasias
19h Encerramento
Pátio
Quiosques Livrarias/Sebos
Exposição de brinquedos antigos da Turma da Monica
Exposição de gibis raros
O Monicontro
Baseado em outros eventos de fãs de HQs, filmes e séries, a idéia surgiu de alguns membros de uma comunidade do Orkut. Depois de passar meses trocando idéias online, esse grupo de pessoas resolveu marcar um encontro real. Local escolhido: Parque da Mônica. Durante os preparativos, Mauricio de Sousa, através de seu perfil, convidou todos para um evento oficial e inédito, que contou com uma palestra de Mauricio, Peça de Teatro numa sessão exclusiva e coquetel.
No ano seguinte, 2007, a segunda edição do encontro foi no Rio de Janeiro, durante a Bienal do Livro, onde Mauricio de Sousa lançava alguns livros e gibis inéditos.
Agora em Curitiba, o Orkontro cresce e vira um evento para todos os fãs da Turma da Mônica, sem exclusividade de ser membro do Orkut. De só um encontro, transforma-se em evento. E dessa mudança surge um novo nome: Monicontro.
O evento será no dia 24/05, sábado de Corpus Christi. Além de ser a melhor data para que os fãs de outras cidades do Brasil venham para Curitiba, é uma das opções para os curitibanos durante o feriado.
O local escolhido foi a Gibiteca de Curitiba, ideal para fãs de HQs. Mantido pela Prefeitura, oferece cursos e um acervo considerável dos pequenos livros. Na época de seu aniversário de 25 anos, comentou-se que era a primeira biblioteca exclusiva para hqs.