quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ciclo de Palestras

Muita gente está contando os dias para chegar logo o Monicontro: reunião de amigos e uma vasta programação para todos os fãs de HQs e da Turma da Mônica. Mas ele está chegando. No dia 24, na sala Scab (miniauditório) do Solar do Barão, um vídeo de abertura dá início ao 1º Monicontro.

A apresentação fica por conta do Rafael Losso, o Rafa da MTV. Por quatro anos, o Rafa apresentou o Jornal da MTV, com todas as informações do mundo da música. Atualmente, trabalha na produção da emissora e do site MTV Overdrive.

Abre o ciclo de palestras, o artista paranaense Marcos Vaz, criador dos personagens “Curitibinha” e “Paranazinho” e grande nome do quadrinho institucional brasileiro. Recentemente outro personagem seu, o “Brasilzinho”, estrelou seis animações na Rede Globo, dando visibilidade nacional ao artista.

Na seqüência, é a vez do cartunista radicado em Curitiba, Alberto Benett, que publica suas charges no jornal Gazeta do Povo e edita a revista de quadrinhos Zongo. Os personagens autobiográficos de Benett já lhe valeram o primeiro lugar no Salão de Humor de Piracicaba, em 2005. Para criar, ele se inspira em quadrinhos de Robert Crumb, Angeli e Charles Schultz, e em filmes de Woody Allen, Will Ferrel e dos Irmãos Marx.

Encerra o ciclo de palestras o experiente roteirista Flávio de Jesus Teixeira, que trabalha a 18 anos na Mauricio de Sousa Produções. Histórias em quadrinhos, tiras, peças de teatro, capas de revistas, produtos de merchandising, programas de televisão, segundo Flávio, o universo da Turma da Mônica é amplo para ser explorado. Recentemente, ele tem se engajado em projetos especiais como as sátiras ao filme Star Wars e ao seriado Lost, além dos especiais da Turma da Tina.

Nenhum comentário: