domingo, 4 de maio de 2008

Orkontro, Monicontro, que bicho é esse afinal?

No final do mês acontece um Monicontro em Curitiba, um evento que promete reunir fãs de HQs e principalmente os apaixonados pela Turma da Mônica. Será um dia inteiro de atrações para esse público tão especial. Mas de onde surgiu essa idéia de Orkontro e Monicontro?

Bem, a idéia brotou de uma sementinha em uma comunidade da Turma da Mônica, no orkut, da qual participam roteiristas, desenhistas dos Estúdios Mauricio de Sousa e, pasmem, o próprio Mauricio. O primeiro orkontro aconteceu em 2006 e reuniu um par de gente no Parque da Mônica, em São Paulo. O Mauricio recebeu todo mundo com muito carinho e hospitalidade, foi uma surpresa marcante. Desse evento, o roteirista Flávio Teixeira de Jesus, assíduo freqüentador de orkontros, criou uma historinha que foi capa do gibi Turma da Mônica: Uma aventura no Parque da Mônica, de março (Nº 3 da Panini, veja ao lado).

Depois do primeiro grande orkontro, pulularam enventos paralelos. Encontros para assistir à estréia do filme da Turma da Mônica, exposição do Star Wars em São Paulo e até um tal Orkontro do Tapauér, em homenagem à Jumenta Voadora. Tudo para essa galera continuar se vendo.

A força foi tanta que em 2007 saiu o segundo grande orkontro, desta vez no Rio de Janeiro, durante a Bienal do Livro. Atarefado para atender os fãs em vários estandes, o Mauricio arrumou um tempinho para ir pessoalmente à festa do orkontro. Ele próprio puxou uma lista de perguntas e apresentou o Quiz da Turma da Mônica. O segundo orkontro foi também inesquecível (leia no post acima um relato especial).

Agora é a vez de Curitiba receber essa turminha animada pronta para mais um orkontro. Mas dessa vez, o evento é aberto para todo mundo, independente do profile do orkut ou das comunidades favoritas. O importante é gostar de HQ e da turminha. Aí é só se enturmar e aproveitar.

Nenhum comentário: